13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 12/01/2018 3:40 pm

PROCON/MA e INMEQ realizam operação para garantir compra segura de materiais escolares

voltaasaulasPara garantir aos pais e responsáveis a compra segura de materiais escolares, o PROCON/MA, em parceria com o INMEQ, está realizando durante todo o período de início do ano letivo, a Operação “Volta às Aulas”. Durante a ação, livrarias e papelarias estão sendo fiscalizadas quanto à precificação, qualidade, pesagem, quantidade dos produtos e outros aspectos.
Para o presidente do PROCON/MA, Duarte Júnior, essa ação conjunta permite maior economia e segurança para o consumidor.  “Identificamos materiais que estavam sendo comercializados com prazo de validade vencido que, além de comprometer a finalidade desses produtos, poderia prejudicar a saúde do estudante, dessa forma, nosso objetivo é garantir aos pais e responsáveis a compra do material escolar de maneira segura”, pontuou.
No primeiro dia da operação, foram fiscalizados 5 estabelecimentos. Na Acalanto, (Canto da Fabril), no Supermercado Mateus, (Shopping do Automóvel), nas Lojas Americanas (Shopping do Automóvel) e na Le Biscuit (Shopping do Automóvel), não foram encontradas irregularidades. O Supermercado Mateus (Cajazeiras) foi autuado por ausência de precificação de produtos.
No segundo dia, na Papelaria e Armarinho Vergê, no Vinhais, foram identificados produtos sem precificação e com prazo de validade vencidos, ao total, 26 tintas e 7 fitas adesivas. Todos os produtos vencidos foram apreendidos. E no Shopping da Ilha, na Le Biscuit, alguns produtos estavam também sem precificação, mas a correção foi feita imediatamente.
voltaasaulas1
Para o coordenador do INMEQ, Zois Gantzias, a parceria com o PROCON/MA nesta operação trará benefícios para o consumidor. “A operação Volta às Aulas é educativa, pois busca a orientação empresarial, voltada para itens da lista de material escolar. E com essa parceria com o PROCON conseguiremos efetivamente melhorias para o consumidor”, explicou.
A vendedora Maria das Dores Barbosa, sempre está atenta aos preços dos produtos neste período e aprova as fiscalizações. “Ultimamente tenho achado tudo caro, por isso, pesquiso bastante, antes de comprar. Acho bom ter fiscalizações, pois às vezes compramos algo, mas não temos a garantia de estar levando algo realmente que compense”, disse.
Pesquisa de materiais escolares
No início da semana, o PROCON/MA divulgou uma pesquisa de preços de material escolar com mais de 1.000 itens que constam nas listas escolares, nas papelarias e livrarias estudantis de São Luís, Imperatriz, Timon, Pinheiro, Itapecuru, Codó, Santa Inês, Chapadinha, Balsas e Santa Luzia. A pesquisa foi realizada entre 02 e 08 de janeiro, em 34 estabelecimentos comerciais e encontrou variação de até 483,33%. O levantamento demonstra a variação de preços dos produtos com os menores, maiores e valores médios de venda. São listados itens essenciais da rotina estudantil como agendas, apontadores, borrachas, canetas esferográficas e hidrográficas, cadernos, colas, giz de cera, dicionários, papel e mochilas.
Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA