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São Luís 408 anos: Procon/Viva tem requalificação de unidades e de atendimentos à população

O conforto, a praticidade e a qualidade de atendimento característicos do Procon/Viva em todo o estado ganharam um reforço com a requalificação das unidades e do atendimento ao público. Além da ampliação dos serviços por agendamento, em São Luís, a unidade Beira-Mar agora abriga a sede do órgão, o que dinamiza os serviços oferecidos à população.

Além dessa, outras cinco unidades da Grande Ilha também contam com o reforço do atendimento por agendamento e adoção de medidas de segurança sanitária, o que consolida a qualidade do órgão na oferta de serviços de cidadania e da orientação e defesa aos direitos do consumidor.

“No ano em que São Luís completa 408 anos, avançamos com a ampliação da unidade do Procon/Viva da Beira-Mar, que sempre teve um fluxo maior de pessoas e passou a acomodar também os setores administrativos, tornando-se a sede do órgão. Com essa mudança, as reclamações e denúncias que chegam na unidade são respondidas com mais agilidade”, explicou a presidente do órgão, Adaltina Queiroga.

Unidades

Além da unidade da Beira-Mar, os cidadãos ludovicenses contam com atendimento nos terminais São Cristóvão e BR e nas unidades localizadas no Shopping da Ilha, Golden Shopping, Shopping Passeio e, compondo a Grande Ilha, Pátio Norte Shopping, em São José de Ribamar.

“Os postos de atendimento em terminais de integração aproximam os serviços do Procon/Viva da população e diminuem os custos de deslocamento. Já as unidades localizadas em shoppings centers têm o diferencial de atender o cidadão em horários flexíveis, inclusive aos finais de semana e agora, com a praticidade do agendamento, que reduz as filas e combate os riscos de aglomeração”, reforçou a presidente.

Parcerias e serviços

A cada ano, o Procon/MA amplia o número de serviços, fortalecendo parcerias com órgãos públicos e empresas privadas para melhor atender os cidadãos.

Em 2020, por exemplo, através de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o app do Procon/MA se tornou mais um canal para o cidadão realizar a marcação de consultas nas Policlínicas de São Luís e na Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), sem que precise se dirigir a um dos centros de saúde.

“Estamos constantemente otimizando nossas plataformas digitais para oferecer serviços com rapidez, praticidade e comodidade. Pelo menos 30 serviços públicos já estão disponíveis de forma on-line diretamente no site do Procon. Nesse período de distanciamento social, alternativas como essa são importantes para evitar aglomerações e o avanço de casos de Covid-19”, enfatizou Adaltina Queiroga.

O agendamento para atendimento nas unidades pode ser feito pelo site www.procon.ma.gov.br; pelo aplicativo PROCON MA e pelos telefones 151 e (98) 3261-5100, disponíveis para marcação das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira.

No site é possível encontrar também os serviços disponíveis por unidade.

Confira os principais serviços:

• RG: Emissão de 1ª e 2ª vias de RG, Entrega e Pesquisa

• Balcão do Cidadão: 1ª e 2ª vias de CPF, certidões dos Tribunais online, 2ª via de contas, outros serviços online)

• CORPO DE BOMBEIROS: Autorização para funcionamento de bares e festas

• DETRAN: 1ª e 2ª VIA DA CNH, Renovação e Recebimento de documentos- CNH e CRVL)

• Cartão do SUS: Emissão de 1ª e 2ª vias)

• Carteira de Trabalho Digital: 1ª e 2ª vias

• PROCON: Orientação ao consumidor, registro
de reclamações no SINDEC e conciliações

• TRE: Segunda via de título, certidões e quitação eleitoral

• CDL: Consulta ao SPC e SERASA e adesão ao Cadastro Positivo

• SMTT: emissão da credencial para estacionamento (válida para o município de São Luís)

• SEMURH: Análise da Inscrição Imobiliária (IPTU) e Análise das atividades (Objeto Social) para liberação de alvará de funcionamento seja na Constituição, alteração de endereço e alteração de atividade no sistema da empresa fácil.

• SET: Emissão da carteira de transporte e recarga cartões de transporte e estudantil