◄ Retornar 28/07/2020 5:58 pm

Procon/MA faz reunião com sindicatos sobre aumento de preços de material de construção

02 (2)

Em reunião realizada nesta terça-feira (28), a presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Adaltina Queiroga, ouviu representantes de sindicatos relacionados à cadeia produtiva do material de construção civil no Maranhão. O encontro foi parte das ações de fiscalização e apuração de denúncias sobre aumento de preços dos produtos.

“O objetivo dessa reunião é ouvir os fornecedores. Já notificamos lojas e fábricas de materiais de construção em todo o estado e nessa nova etapa estamos nos colocando à disposição para entender os custos e ouvir as justificativas sobre aumentos denunciados para assim chegarmos a uma apuração mais criteriosa do que está acontecendo nesse segmento”, explicou a presidente do Instituto, Adaltina Queiroga.

Fiscalização

Desde o início do mês de julho, o órgão estadual tem apurado denúncias do aumento de tijolos, telhas e cimento em todo o estado. Na primeira fase de investigação, lojas de material de construção foram notificadas para apresentarem notas fiscais de entrada e saída dos produtos.

A ação também se estendeu às fábricas, que receberam prazo para apresentação dos custos dos insumos e preços repassados aos lojistas.

“Dessa forma poderemos identificar quem deu causa aos aumentos além de verificar se de fato eles são abusivos e restando constatada a prática, esse fornecedor estará sujeito às sanções conforme o Código de Defesa do Consumidor”, completou Adaltina.

Já foram notificados estabelecimentos nos municípios da Região Metropolitana de São Luís, além de Balsas, Pedreiras, Coroatá, Lago da Pedra, Santa Luzia, Chapadinha, Viana, Itapecuru, Vargem Grande, Caxias e Codó.

Além da presidência e diretoria do órgão estadual, participaram da reunião o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Saulo Mendonça; o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon), Fábio Nahuz; a presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão (Sindicerma), Terezinha Silva. A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) foi representada pelo vice-presidente Benedito Mendes, pelo superintendente César Miranda, e o relações institucionais Roberto Bastos.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

Telefone:
(98) 3261-5100 / 3261-5121 ou 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50

Avenida Beira Mar, Nº 384, Centro
CEP: 65.010-070
São Luís – MA