13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 25/11/2021 2:14 pm

Procon/MA orienta consumidores sobre compras na Black Friday

Às vésperas de mais uma Black Friday, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) orienta os consumidores para os cuidados na hora de aproveitar as ofertas, que nem sempre são vantajosas e podem se transformar em dor de cabeça para muita gente.

A data é uma das mais movimentadas para o comércio por oferecer grandes promoções, mas também passou a ser popularmente chamada de “Black Fraude” em razão de diversas práticas que desrespeitam os direitos do consumidor.

“É preciso ter cautela na hora de ir às compras para não correr o risco de cair em golpes disfarçados de grandes ofertas”, ressalta a presidente do Procon/MA, Karen Barros.

Em novembro de 2020, o órgão recebeu mais de mil denúncias referentes a práticas abusivas na Black Friday, principalmente relacionadas a descumprimento de oferta, propaganda enganosa e maquiagem de preços (que é o ato de aumentar os preços uns dias antes da data para depois reduzi-los, dando a falsa impressão de desconto).

Para que o consumidor não caia nessas armadilhas e aproveite melhor as promoções, o Instituto orienta alguns cuidados que devem ser tomados antes e durante as compras:

• Desconfie de preços muito baixos e leia as informações com asterisco;
• Nas compras online, prefira sites confiáveis e marcas recomendadas;
• O preço mudou na hora de pagar? Guarde prints ou fotos para exigir que a loja cumpra com a oferta;
• Analise bem os produtos e fique atento à Política de Troca e Devolução do estabelecimento;
• Cuidado ao abrir links de vendas pelo WhatsApp; podem ser roubo de dados. Na dúvida, não compre nem forneça suas informações;
• Atente-se para o valor do frete e aos prazos de entrega.

Como reclamar
O consumidor que identificar alguma prática abusiva ou tiver algum direito desrespeitado deve denunciar ao Procon/MA, via aplicativo VIVA PROCON ou pelo site www.procon.ma.gov.br/denuncie.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA