13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 13/12/2019 4:58 pm

PROCON-MA, em parceria com INMEQ, fiscaliza lojas que comercializam artigos natalinos

02

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON-MA), na última quinta-feira (12), iniciou sua participação na ação de fiscalização coordenada pelo Instituto de Metrologia, Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), em lojas que comercializam artigos natalinos e brinquedos. O objetivo é verificar se os produtos cumprem com as especificações de qualidade e segurança; e se os direitos do consumidor, previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), estão sendo respeitados pelos estabelecimentos.

Durante a operação, os agentes fiscais do PROCON-MA e INMEQ-MA estão percorrendo lojas, supermercados e armarinhos da capital, para fiscalizar brinquedos, bicicletas de uso infantil, luminárias natalinas, entre outros.

Os agentes estão inspecionando se os produtos comercializados possuem o conjunto de informações obrigatórias como: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem e indicação de faixa etária (caso de brinquedos e bicicletas). Além disso, os fiscais do PROCON-MA estão verificando a precificação dos produtos, se a loja emite nota fiscal e disponibiliza o CDC em local acessível, entre outros.

“Essa parceria é de grande importância para os consumidores maranhenses. O período natalino é marcado por um aquecimento do comércio, por isso estamos atentos às irregularidades e prontos para agir quando necessário”, afirma a presidente do PROCON-MA, Adaltina Queiroga.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA