◄ Retornar 25/02/2014 12:05 pm

Procon articula parcerias para II Semana de Renegociação de Dívidas

SÃO LUÍS – O Procon, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), está articulando parcerias para a realização do II Semana de Renegociação de Dívidas. A primeira delas foi com o Rio Anil Shopping, que também sediará o evento de 12 a 15 de março.

A Semana de Renegociação de Dívidas, que também celebrará o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, tem como objetivo auxiliar os consumidores que se encontram com endividamento e prevenir a formação de novos consumidores superendividados.

Já foram convidadas 18 empresas, nos seguimentos do comércio varejista, telefonia fixa e celular e TV por assinatura. Também foi articulada a participação da Companhia Energética do Maranhão – Cemar, além de instituições financeiras.

Para o gerente do Procon/MA, Kleber José Moreira, o significativo aumento do acesso ao crédito e o aperfeiçoamento constante da publicidade, são alguns dos motivos que levam as pessoas ao aumento do consumo, ocasionando o superindividamento.

“A Semana de Renegociação de Dívidas é mais um canal de diálogo entre consumidor e o fornecedor, a fim de que a saúde financeira do consumidor seja resgatada. Além disso, colaboramos com o cenário nacional de alinhamento dos órgãos de proteção e defesa do consumidor no combate e tratamento ao superendividamento,” afirmou Kleber Moreira.

No ano passado a Semana de Renegociação de Dívidas realizou quase 2.000 atendimentos em três dias de evento. Para este ano, o Procon/MA pretende dobrar esse número.

Para a secretária da Sedihc, Luiza Oliveira, este evento é um importante aliado na busca constante pelos direitos humanos, dentro de suas transversalidades. “Direito do consumidor é um direito humano. E, perante isso, estaremos sempre disponíveis para ajudar o Procon a construir um Maranhão mais justo a todos os cidadão”, completou Luiza Oliveira.

Para participar, o consumidor deverá se dirigir ao Rio Anil Shopping, no período do evento, portando, de preferência, a documentação necessária para a realização da negociação, como RG, CPF, comprovantes de pagamento ou comprovante de renda.