13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 23/05/2019 10:38 am

Operadoras de telefonia não podem dificultar o cancelamento de contratos, alerta o PROCON/MA

Post-cancelamento-twitter

Quando o consumidor contrata um plano de uma operadora de telefonia, banda larga ou TV a Cabo, a prestadora de serviços, além de dar toda atenção ao consumidor, muitas vezes oferece diversos benefícios e vantagens para a adesão. Mas, é na hora de realizar o cancelamento desses serviços, que o consumidor encontra entraves.

O PROCON/MA esclarece que o consumidor tem total liberdade de escolha da sua operadora e é um direito seu rescindir o contrato da prestação de serviços, a qualquer momento e sem ônus, independentemente da existência de débitos, exceto em casos de fidelização, em que existe um prazo mínimo do contrato.

A Resolução nº 632/14 da ANATEL estabelece que o prazo limite para essa fidelização é de até 12 meses, devendo ser firmado um “Contrato de Permanência” entre o consumidor e a prestadora. Nesse caso, o consumidor pode pagar uma multa pelo cancelamento, desde que os termos do contrato tenham sido informados previamente e de forma clara.

“A rescisão contratual é um direito garantido pela legislação, portanto, não pode ser dificultada pelas operadoras de telefonia. O consumidor tem o direito de suspender o contrato de forma automática, sem a necessidade de falar com um atendente. Após a solicitação, a operadora tem o prazo de até 2 dias úteis para cancelar o serviço”, reforça a presidente do PROCON/MA, Karen Barros.

Para solicitar o cancelamento, o consumidor deve tentar resolver amigavelmente entrando em contato com a empresa, mas caso não seja resolvido, pode formalizar denúncia junto ao PROCON, por meio do app, site ou em uma das 52 unidades físicas de atendimento.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA