◄ Retornar 28/08/2020 6:18 pm

Fiscalizações do Procon/MA são realizadas em Vitorino Freire e Santa Inês

As ações de fiscalização no interior do estado realizadas pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) chegaram nessa quinta (27) e sexta-feira (28) aos municípios de Vitorino Freire e Santa Inês.

Os fiscais averiguaram preços, qualidade de produtos e aumento de valores denunciados por consumidores em lojas de material de construção, supermercados, além de bancos. A ação é contínua e só esta semana já passou por Pedreiras, Trizidela do Vale e Bacabal.

“Temos um estado muito grande mas com um trabalho articulado de envio de notificações por meio das unidades locais e com essa verificação in loco regular realizada pelos nossos fiscais, o Procon busca atender as demandas de todas as regiões e garantir que grandes e pequenos estabelecimentos respeitem os direitos do consumidor especialmente nesse período de pandemia”, informou a presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga.

Ações

Em Vitorino Freire, a ação priorizou bancos e supermercados. Nestes, a equipe encontrou irregularidades nos estabelecimentos e realizou autuações e a apreensão de produtos impróprios para o consumo. Nas agências do município, foram constatadas a falta de senhas para controle de filas, irregularidades na acessibilidade e outros problemas que também geraram autuações.

Já em Santa Inês, a fiscalização foi realizada em parceria com o Procon Municipal. Para atender as denúncias registradas pelo órgão local, a fiscalização averiguou supermercados do municípios, onde foram encontradas algumas irregularidades como produtos avariados e impróprios para o consumo, além da ausência da precificação dos produtos.

As fiscalizações foram parte das atividades regulares de fiscalização do Procon e serão realizadas em outros municípios.