13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 17/12/2020 5:41 pm

ESPECIAL FIM DE ANO: Unidades do VIVA/PROCON realizaram mais de 2 milhões de atendimentos em todo estado em 2020


Requalificação das unidades, atendimento exclusivo por agendamento, disponibilidade de mais serviços online. Essas foram algumas das medidas adotadas em 2020 para atender mais de 2 milhões de cidadãos maranhenses com mais conforto, segurança e praticidade nas unidades do Viva/Procon em todo estado.


Em decorrência da pandemia por Coronavírus, as unidades da capital e interior foram adaptadas para o novo normal. Devido ao alto nível de transmissibilidade do vírus, novos protocolos sanitários e atendimento exclusivo por agendamento prévio foram algumas das medidas implantadas pelo órgão para o retorno das atividades presenciais.


“Apesar da suspensão temporária do atendimento ao público para contenção da Covid-19, conseguimos manter a qualidade dos serviços e a garantia de direitos dos consumidores. Nos adaptamos para atender a todos com saúde e segurança, ampliando também a oferta de serviços virtuais”, explicou a presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga.


Reformas

São 54 unidades e postos de atendimento, e parte delas foram adaptadas e melhoradas para receber o público com total segurança e conforto durante a pandemia.

Além das adaptações necessárias para contenção da Covid-19, algumas unidades também passaram por obras de ampliação e reformas estruturais. Em São Luís, por exemplo, a unidade da Beira-Mar passou a abrigar neste ano a sede do órgão, dinamizando ainda mais os serviços oferecidos à população.


“Apesar de ter sido um ano difícil, conseguimos avançar em reformas e ampliações de algumas unidades. Uma delas foi a unidade da Beira-Mar, que sempre possuiu um fluxo maior de pessoas e agora acomoda também os setores administrativos, tornando-se a sede do órgão”, ressaltou Adaltina.


O órgão também concluiu obras de reformas estruturais, executando reparos como pintura, reestruturação da cobertura de telhado e manutenção do sistema elétrico nas unidades localizadas nos municípios de Codó, Coroatá, Coelho Neto, Bacabal, Pedreiras, Lago da Pedra, Araioses, Itapecuru, Barreirinhas, Chapadinha, Pinheiro e Presidente Dutra.


Serviços

Com as recomendações sobre o distanciamento social como forma de contenção da Covid-19, o Procon/MA disponibilizou neste ano, de forma online, mais de 30 serviços públicos diferentes diretamente no site do órgão com objetivo de evitar que os cidadãos precisassem se deslocar até uma unidade física de atendimento.


“Nossas plataformas digitais foram otimizadas para oferecer serviços com praticidade e comodidade. Pelo menos 30 serviços públicos encontram-se disponíveis de forma on-line no site do Procon. Alternativas como essas são de grande importância para evitar aglomerações em nossas unidades e resguardar a vida, saúde e segurança de todos”, enfatizou Adaltina Queiroga.


Com a retomada das atividades presenciais, que aconteceu de forma gradual e respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo do Estado, os atendimentos mais procurados pelos cidadãos foram emissão de RG, serviços do Detran, Procon, SET e TRE. Além disso, houve retorno das ações do Viva/Procon Móvel, que levaram mais cidadania aos municípios de Humberto de Campos, Senador Alexandre Costa, Barreirinhas (povoado Sobradinho) e em São Luís, no bairro Tajipuru, Zona Rural.


Na capital, o maior número de atendimentos foi contabilizado na unidade do Viva/Procon da Beira-Mar, que realizou em média mais de 45 mil atendimentos mensais. Em seguida, está a unidade localizada no Shopping da Ilha, com média de mais de 27 mil atendimentos prestados. Já no interior do estado, a unidade de Imperatriz, localizada no Imperial Shopping, se destaca com 17 mil atendimentos realizados.


A imperatrizense Bianca Bezerra precisou dos serviços oferecidos na unidade e destacou o atendimento de forma positiva. “Com o Viva/Procon em Imperatriz, facilita muito o atendimento, principalmente para aquelas pessoas que não conseguem fazer algum procedimento pela internet. Além do conforto e segurança, você se sente mais acomodado”, avaliou.

Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.procon.ma.gov.br, aplicativo PROCON MA ou pelos telefones (98) 3261-5100 e 151 disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA