13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 14/06/2018 4:43 pm

Sindicato Varejista de Combustíveis do Sul do Maranhão tenta impedir ação do PROCON/MA

mandadoO PROCON/MA recebeu nesta quarta-feira (13), da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Imperatriz, Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis do Sul do Maranhão (SINDCOMB SUL). No documento, o Sindicato requer a suspensão de uma notificação expedida pelo órgão estadual que determina aos postos de gasolina da região a aplicação de medidas para combater e evitar eventuais aumentos abusivos praticados no mercado de consumo.

Em outubro de 2017, o PROCON/MA notificou todos os postos de combustíveis de Imperatriz para que encaminhassem semanalmente, em até 12h, o valor previsto dos preços a serem praticados nos estabelecimentos. Além disso, que comprovassem que os reajustes aplicados nos preços desde o início de agosto daquele ano, ocorreram de forma proporcional e, caso não houvesse justificativa para os aumentos, que fosse providenciada a readequação dos valores.

O Sindicato alega ser impossível um planejamento financeiro e prestação de informações, devido às oscilações constantes de preços, impossibilitando o gerenciamento dessas informações da forma como o PROCON exige.
Porém, o juiz Joaquim da Silva Filho, da Vara da Fazenda Pública, não acatou o pedido do Sindicato, por entender que no momento não há ocorrência dos requisitos para o deferimento da liminar.

Para a presidente do PROCON/MA, Karen Barros, qualquer ação que tente impedir o poder fiscalizatório do órgão, além de ilegal é preocupante, pois põe em risco a segurança do consumidor e a harmonia nas relações de consumo. “O princípio da livre iniciativa não é absoluto, devendo se coadunar com a Defesa do Consumidor e com o Estado Democrático de Direito. O que o PROCON sempre faz é assegurar que os fornecedores não se aproveitem de reajustes autorizados para elevar excessivamente o preço repassado ao consumidor”, disse.

Sentença em 2017

Em março de 2017, outro sindicato, o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis, Gás Natural Veicular e Lojas de Conveniências do Estado do Maranhão – Sindcombustíveis, já havia entrado com uma ação contra o PROCON/MA, também requerendo a suspensão de todas as notificações enviadas pelo órgão aos postos.
Como resposta, o Poder Judiciário esclareceu que não pode proibir ou restringir, de maneira genérica, o exercício do poder de polícia administrativa dos órgãos de fiscalização. Além do mais, reforçou que todas as atividades do PROCON/MA encontram-se regidas, dentre outras leis, pela Lei 10.305 de 2015, e indeferiu os pedidos do Sindicombustíveis.

O diploma legislativo apontado, em seu art. 4º, inc. X, atribui a este órgão o dever de fiscalizar o cumprimento das leis consumeristas, não cabendo, portanto, prévia proibição judicial à atuação administrativa, inclusive, aquelas relacionadas à solicitação de informações periódicas aos fornecedores de serviços e produtos.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA