13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 24/10/2019 3:42 pm

Projeto Procon Mirim leva alunos de escolas públicas para aula prática em supermercado

02

Mais de 40 alunos de 8 escolas estaduais participaram da última etapa do projeto Procon Mirim. Nessa fase, as crianças foram conduzidas a um supermercado de São Luís para aplicarem todo o conhecimento adquirido em sala de aula sobre alimentação saudável, consumo consciente e direitos do consumidor.

O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), tem como objetivo iniciar a educação para o consumo na infância e formar cidadãos mais conscientes de seus direitos. Além de assistirem palestras ministradas pela equipe do PROCON em sala de aula, os alunos puderam ir às compras para praticarem o que aprenderam.

Divididos em grupos e com o vale-compras de R$ 150, a criançada foi desafiada a selecionar ingredientes para prepararem um lanche saudável na escola, observando os preços, prazos de validade e rótulos. Mas a tarefa mais difícil era comprar tudo que precisavam sem sair do orçamento.

“Essa última etapa é fundamental para o aprendizado. Eles puderam comprar o que de fato precisam e podem pagar, aprendendo a economizar e cuidar melhor do orçamento de casa”, explica a diretora de Orientação e Assistência ao Consumidor do PROCON/MA, Mariana Martins.

A experiência contribuiu para ampliar os conhecimentos dos alunos, a exemplo da consciente Rebeca Ataide, de 11 anos. “Eu achei muito interessante essa iniciativa do PROCON porque tivemos uma aula prática mesmo. Todas as palestras que eles deram foram de extrema importância para gente fazer as compras”, afirma a aluna da escola UI José Giorceli.

Participaram do Procon Mirim este ano as escolas CE Estado de Alagoas, CE Jackson Lago, UI Pio XII, UI José Giorceli, CE Mato Grosso, UI Cônego Ribamar Carvalho, CE Santa Teresa e UI Francisco de Assis Sousa.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA