4/11/2019 4:03 pm

PROCON/MA testa volumetria em posto de combustível denunciado nas redes sociais

Nenhuma irregularidade foi encontrada no estabelecimento

Fiscalicação em posto de combustível

Após denúncia de consumidor nas redes sociais sobre bomba de gasolina supostamente adulterada em posto de combustível, localizado na rotatória do bairro São Francisco, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (PROCON/MA) esteve no local para realizar teste de volumetria das bombas.

De acordo com a denúncia, o consumidor pediu ao frentista que completasse o tanque de um veículo do modelo Renault Sandero, que tem capacidade de 50 litros. Enquanto o funcionário abastecia o veículo, a bomba teria registrado mais de 60 litros.

Durante o teste de volumetria, procedimento que verifica se a quantidade de combustível registrado pela bomba corresponde ao que vai para o tanque, a equipe de fiscalização do PROCON/MA constatou que as bombas estão dentro dos padrões de vazão, não sendo identificada qualquer irregularidade.

Vale ressaltar que, apesar de auditorias já realizadas sob a supervisão do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) que comprovam a variação entre o limite do tanque indicado no manual de alguns veículos e a capacidade real abastecida, o consumidor tem o direito de exigir o teste de qualidade e volumetria.

“É importante que o consumidor, sempre que desconfiar da qualidade do combustível ou de possível adulteração na vazão da bomba, solicite no próprio posto o teste de qualidade e volumetria. É um direito do consumidor”, reforça a presidente do PROCON/MA, Adaltina Queiroga.

O PROCON/MA realiza o monitoramento semanal da qualidade e dos preços de combustíveis comercializados, na Grande Ilha, junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP). Nesse trabalho, o órgão estadual vem notificando e orientando os donos de postos de combustíveis para apresentarem transparência nos serviços.

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