12/09/2017 10:15 am

PROCON/MA promove renegociação dívidas de consumidores no Shopping da Ilha para marcar os 27 anos do CDC

renegociarO Maranhão registrou, só no primeiro trimestre deste ano, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), um crescimento de 2,10% no índice de inadimplência dos consumidores do Estado. O dado preocupa e chama atenção do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA), que com o objetivo de promover a conciliação entre consumidores e fornecedores, para a renegociação de dívidas e regularização de cadastro perante os órgãos de proteção ao crédito, realizará no período de 18 a 21 de setembro, uma semana de reconciliação de dívidas, no Shopping da Ilha.

A iniciativa, que faz parte da programação que marca os 27 anos do Código de Defesa do Consumidor, será realizada em parceria com Desfrut, Bodytech e Viva Mais, contará com stands de renegociação com as empresas de telefonia fixa e móvel (Tim, Oi, Claro e Vivo), bancos (Caixa e Itaú Unibanco), TV por assinatura (NET, Claro e Sky), Universidade (Pitágoras), concessionárias de serviços públicos (CEMAR e CAEMA).

“O Maranhão registrou um crescimento no índice de inadimplência dos consumidores. O dado nos preocupa e chama a nossa atenção, por isso, incentivamos ações como essas, que promovem a conciliação entre consumidores e fornecedores e evita o superendividamento”, destacou o presidente do PROCON/MA, Duarte Júnior.

Para renegociar a dívida, é necessário que o consumidor apresente documentos que comprovem os débitos, além de RG, CPF, comprovante de residência, e uma proposta de parcelamento.

Além disso, quem desejar, pode ser uma ótima oportunidade para realizar a emissão de documentos, na unidade do VIVA no Shopping da Ilha, que funciona de segunda à sábado.

Simpósio – ainda como parte da programação pelos 27 anos do CDC, o PROCON/MA realizará, dia 22 de setembro, um Simpósio. Na oportunidade serão realizadas mesas de diálogo com tema geral “A informação e o empoderamento do consumidor no século XXI. Em duas mesas de diálogo, serão debatidos os seguintes temas: “Cidadania e consumo: a garantia de direitos aos vulneráveis no Século XXI” e “A dimensão educativa da mídia na consolidação do direito do consumidor”, com nomes renomados do Direito e da Comunicação no Maranhão.

Inscrições – o órgão abriu inscrições para submissão de trabalhos até o dia 15 de setembro, podem enviar os trabalhos, estudantes de graduação e profissionais da área. Para saber mais informações, acesse o site do PROCON/MA.

Contatos

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Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA).

Fone:
(98) 3261-5100 ou 151

Atendimento:
Segunda a sexta de 8h às 18h. Senhas até 17h.

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