13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 5/07/2019 6:00 pm

PROCON/MA orienta sobre atraso na entrega de produtos comprados pela internet

POde isso

A demora na entrega de produtos comprados pela internet é uma reclamação recorrente entre os consumidores. Em casos como esse, apesar do Código de Defesa do Consumidor não estabelecer um prazo máximo para que o produto seja entregue, o artigo 6º do CDC assegura ao consumidor o direito à informação de um prazo de previsão, antes da conclusão da compra.

De acordo com os artigos 30 e 35 do CDC, quando o fornecedor descumpre o prazo que ele mesmo pré-estabeleceu, o consumidor deve acionar imediatamente a loja, sempre anotando o número do protocolo do atendimento. Feito isso, o consumidor tem direito a três opções: exigir a entrega imediata do produto, aceitar a entrega de outro produto equivalente ou cancelar o pedido, com ressarcimento do valor já pago, incluindo o frete.

“O fornecedor deve definir o prazo de entrega do produto no ato da compra e comunicar expressamente ao consumidor. A falta do produto no estoque também deve ser comunicada previamente para que o consumidor possa optar entre esperar ou cancelar a compra”, orienta a presidente do PROCON/MA, Karen Barros.

Os fornecedores são obrigados a garantir um prazo de entrega, caso isso não ocorra no período determinado, o consumidor pode ainda efetuar uma reclamação formal junto ao PROCON/MA pelo app, site ou em uma das unidades físicas de atendimento, apresentando a documentação necessária para comprovar o descumprimento de oferta.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA