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PROCON/MA lança dicas de direito do consumidor durante o Carnaval

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O Carnaval já está chegando! Mas para entrar na brincadeira sem dor de cabeça, é importante que os foliões fiquem atentos aos seus direitos de consumidor. Pensando nisso, o PROCON/MA lançou, nesta semana, uma série de dicas e cuidados para os cidadãos curtirem a folia com seus direitos assegurados.

Confira algumas orientações sobre os seus direitos antes de cair na folia:

Cancelamento de passagem

O consumidor deve ficar atento a todas as informações repassadas pela empresa responsável pelo transporte e exija tudo o que foi acordado através de contrato, guardando todos os documentos que comprovem sua relação de consumo, inclusive os materiais publicitários acerca da viagem. Em caso de descumprimento, o consumidor pode exigir tudo aquilo que foi estabelecido em contrato.

Aluguel de imóvel

Antes de alugar um imóvel, o recomendado é buscar referências, seja na internet, por aplicativos de reservas por temporadas ou entre pessoas de confiança. O consumidor deve prestar atenção aos detalhes e às condições do imóvel.

Produtos vencidos

É fundamental que o consumidor verifique a data de validade dos alimentos e bebidas, observando também o estado das embalagens. Caso estejam abertas, enferrujadas ou amassadas, os produtos não devem ser usados. Denuncie!

Perda de documentos

Ao pular o carnaval, é comum os foliões perderem documentos. Caso isso aconteça, o cidadão pode contar com a unidades do PROCON/VIVA mais próximo para emitir a 2ª via do RG, com conforto, tranquilidade e segurança. Em casos de roubo ou furto, também é importante registrar um Boletim de Ocorrência relatando o fato.

Compra de acessórios pela internet
Antes de realizar a compra, é essencial verificar se o endereço do site é seguro e ficar atento às informações sobre as características da peça. Ao receber o produto, o consumidor tem sete dias para realizar a troca ou devolução do produto no prazo de sete dias, a contar da data de recebimento.

Vale ressaltar que, caso o consumidor identifique qualquer irregularidade no período de Carnaval, pode formalizar denúncia pelo app, que pode ser encontrado no Google Play (Android) e App Store (IOS) ou pelo site www.procon.ma.gov.br.

Contatos

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Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

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CNPJ: 23.284.838/0001-50
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