13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 3/10/2019 4:47 pm

PROCON/MA inicia fiscalização em lojas de brinquedos para o Dia das Crianças

Destaque

Com a proximidade do Dia das Crianças, 12 de outubro, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA), em parceria com o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq), realiza fiscalização e pesquisa comparativa de preços em lojas que comercializam brinquedos, em São Luís.

A ação, que teve início nesta quinta-feira (3) e segue até a próxima semana, está sendo realizada em lojas do centro e shoppings da capital com objetivo de verificar se os brinquedos atendem às especificações que garantem a qualidade e segurança, bem como a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), indicação da faixa etária, precificação, entre outras exigências legais.

Paralelamente à esta ação, o PROCON também está conferindo se os estabelecimentos possuem documentação necessária para seu funcionamento e se cumprem as determinações previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, a equipe realiza a pesquisa de preços a ser divulgada na próxima semana para auxiliar o consumidor na hora da compra do presente para o Dia das Crianças.

Segundo a presidente do PROCON/MA, Adaltina Queiroga, o consumidor deve observar se o produto apresenta, de forma clara, informações que atestem a sua qualidade. “É importante ficar atento às questões de segurança e saúde, observar a certificação do Inmetro, que comprova que este item não oferece qualquer risco à criança”, alerta a presidente.

Percebendo irregularidades no produto, o consumidor deve comunicar imediatamente ao fornecedor e, caso o problema não seja sanado, pode formalizar uma reclamação junto ao órgão por meio do app Procon Maranhão, site ou em uma das unidades físicas de atendimento.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA