23/06/2020 6:13 pm

Procon/MA fiscaliza e orienta retomada de atividades em academias da capital

academia

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), iniciou, nessa segunda-feira (22), uma ação de fiscalização em academias de ginástica da capital. O órgão verifica a proteção à saúde e segurança dos consumidores e o cumprimento das normas sanitárias específicas para a retomada do funcionamento nesses estabelecimentos.

A fiscalização é realizada em parceria com a Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e, nos últimos dois dias, percorreu diversos bairros de São Luís.

“Durante a vistoria, as equipes observam o cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas pelo Governo do Estado para conter a disseminação do Novo Coronavírus. Ao serem constatadas falhas, os proprietários são orientados sobre as providências a serem tomadas. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos poderão ser autuados e sofrer as sanções conforme o Código de Defesa do Consumidor”, explica a presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga.

Fiscalização

As fiscalizações ocorrem simultaneamente em diferentes bairros. Os fiscais verificam o cumprimento da Portaria nº 40, de autoria da Casa Civil do Maranhão, que estabelece protocolo específico para o funcionamento de academias e esportes amadores.

Entre os pontos observados, estão o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e aparelhos, distanciamento de pelo menos 2 metros entre cada praticante, delimitação nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas, disponibilização de kits de limpeza em pontos estratégicos e dispositivo de limpeza para sapatos na entrada da academia, entre outras exigências.

Além das normas sanitárias previstas na Portaria, também estão sendo observadas as condições de acessibilidade e o respeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), bem como a emissão de nota fiscal e a disponibilização de exemplar do CDC em local visível e de fácil acesso ao consumidor.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

Telefone:
(98) 3261-5100 / 3261-5121 ou 151

E-mails Institucionais:
Assessoria de Comunicação:
ascom@procon.ma.gov.br

Gabinete:
gabinete.procon@procon.ma.gov.br

Diretoria de Fiscalização:
fiscalizacao@procon.ma.gov.br

Diretoria de Atendimento ao Consumidor (DOAC):
doac@procon.ma.gov.br

Diretoria de Atendimento ao Cidadão (DOACI):
doaci@procon.ma.gov.br

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50

Avenida Beira Mar, Nº 384, Centro
CEP: 65.010-070
São Luís – MA