13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 29/04/2020 6:00 pm

Procon/MA alerta para armadilhas e novos juros nas negociações de prorrogação de parcelas

WhatsApp Image 2020-04-29 at 17.37.58

A pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) trouxe impactos na vida de todos e muita gente tem se preocupado com o pagamento das dívidas dentro do prazo. Diante da situação, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) anunciou a possibilidade de prorrogação dos prazos para pagamento das dívidas. Mas é preciso ficar atento para não acabar fazendo um mau negócio.

“Orientamos que o consumidor tenha cautela, já que na prática alguns bancos não estão postergando ou suspendendo as parcelas, mas sim fazendo um refinanciamento através de um novo contrato de empréstimo no qual podem incidir juros maiores”, alerta Aldatina Queiroga, presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA).

De acordo com a presidente, uma das principais exigências para os bancos é a transparência com o consumidor.

“As instituições financeiras devem informar, de forma clara e ostensiva, todas as condições da negociação”, afirma Queiroga.

Negociação

A prorrogação anunciada pela Febraban, após a edição da resolução nº 4.782 pelo Banco Central é destinada a clientes com conta Pessoa Física e Jurídica, que tenham contratos vigentes e parcelas em dia. Cabe lembrar que esta operação, em regra, não é automática, devendo ser solicitada pelo consumidor.

“Assim como em todos os contratos, nesse momento é necessário dialogar. É preciso que o consumidor entre em contato com seu banco, preferencialmente através dos Canais Digitais de atendimento, para consultar a melhor forma de pagar a dívida”, afirmou a presidente do Procon/MA.

Caso encontre informações que não ficaram claras ou caia em armadilhas, as denúncias para o Procon/MA podem ser feitas pelo site do órgão, no endereço www.procon.ma.gov.br ou por meio do aplicativo PROCON MA, disponível para Android ou IOS.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA