9/09/2017 9:00 am

Procon Móvel atende em São Luís, Paço do Lumiar, Esperantinópolis, Pindaré-Mirim e Santo Amaro

36786997262_5242b23fa4_oEntre os dias 11 a 17 de setembro, o PROCON Móvel vai levar os serviços da cidadania aos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Esperantinópolis, Pindaré-Mirim e Santo Amaro. A ação faz parte do programa de descentralização dos serviços que o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e do Consumidor (PROCON/MA) tem realizado em todo o Estado.

Santo Amaro recebe o Procon Móvel de 11 a 15, no Centro de Artesanato Casa Branca, s/n, Centro. Já de 12 a 14, a cidade de Esperantinópolis receberá os serviços na G Artes, Rua 13 de maio, nº 45 A. De 12 a 15, em Pindaré-Mirim, na Câmara Municipal de Vereadores – Avenida Elias Haickel, s/n, Centro. Nos dias 12 e 13, o Procon Móvel estará em Paço do Lumiar, no Bairro Mojó, na UEB Vereador Genival Pereira, na Rua Principal, 92, Tendal Mirim.

Já em São Luís, a ação será realizada, de 12 a 14, no Bairro João de Deus, Escola Chapeuzinho Vermelho, Avenida Tales Neto, s/n, próximo ao Dudu Materiais de Construção. Também de 12 a 14, no Bairro Residencial Lago Azul, União de Moradores, Avenida Cleber Verde, próximo a Rua 31 do São Raimundo. Dia 16, estará na Associação de Moradores Recanto dos Pássaros, rua Bem-ti-vi, Qd-10, C-11, próximo ao Supermercado Manancial. No Cohatrac, também no dia 16, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Avenida Leste/Oeste, s/n-Cohatrac V, próximo à Praça Nossa Senhora de Nazaré. E dia 17, na Cohama, na Igreja Católica Cantinho do Céu, Rua Penha Castro,11.

O Procon Móvel chega mais próximo do cidadão maranhense, com toda a comodidade e segurança é o que afirma o presidente do PROCON/MA, Duarte Júnior. “Desejamos cada vez mais nos aproximar do cidadão, proporcionando-o um serviço de qualidade, com toda a segurança, comodidade e o que é melhor, bem próximo a ele”, disse.

Na ação, os cidadãos terão acesso à emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços on-line. A formalização de denúncias contra empresas e a orientação de consumidores e fornecedores, também, poderão ser realizadas.

Para acessar os serviços do VIVA, o cidadão deve estar com os documentos originais. Para solicitar o RG, é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento – a emissão da 1ª via do documento é gratuita. A taxa para 2ª via custa R$ 32,83, mas pode ser gratuita caso o cidadão apresente boletim de ocorrência provando roubo ou furto, ou comprovante de cadastro no CadÚnico do Governo Federal, como o cartão Bolsa Família.

No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A inscrição é gratuita, assim como a segunda via. Vale lembrar que, para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Para formalizar denúncias contra serviços e empresas privadas, o consumidor deve estar de posse de original e cópia dos seus documentos, além de portar, também, os comprovantes da denúncia (como faturas, contratos, notas fiscais e números de protocolo).