13
WhatsApp-Image-2020-06-03-at-14.07.01
◄ Retornar 7/11/2017 5:00 pm

PROCON Mirim incentiva o consumo consciente de crianças em supermercado

proconmirimduarte1Levar o Direito do Consumidor para a prática cotidiana de todos os maranhenses é missão do PROCON/MA. Por isso, cerca de 100 crianças, com idade entre 10 e 13 anos, de 08 escolas públicas de São Luís foram às compras nesta terça-feira (07), para testar seus conhecimentos sobre consumo consciente.

Para isso, os alunos levaram uma lista de compras de materiais para preparar o próprio lanche. Assim, cada criança foi orientada a prestar atenção aos preços, prazos de validade, aos rótulos dos produtos e economizar. Cada equipe recebeu um vale-compras de R$ 150.

Nesta etapa do projeto, os pequenos tiveram o acompanhamento e orientação dos fiscais do PROCON/MA e de professores de Nutrição da Universidade Ceuma. “A gente sempre fala muito que as pessoas não se alimentam bem por falta de informação. Então, essa oportunidade que as crianças tiveram de serem informadas da importância e uso do consumo consciente é válido, pois aquilo que você pratica fica mais fundamentado com relação ao aprendizado, explicou a professora de nutrição do Ceuma”, Eliziane Silva.

proconmovelduarte2De acordo com o presidente do PROCON/MA e do VIVA, Duarte Júnior, iniciar a educação para o consumo na infância é fundamental para formar cidadãos conscientes. “Com os conhecimentos adquiridos, eles puderam comprar o que de fato precisam e podem pagar, aprendendo a cuidar melhor do orçamento de casa. Nós acreditamos que é possível mudar a realidade em que vivemos através das crianças e por meio da educação”, afirmou o presidente.

A experiência contribuiu para ampliar os conhecimentos dos alunos, a exemplo da consciente Heloísa Francesca, 11 anos. “Estamos aprendendo a sermos consumidores mais pensativos, apreendendo a consultar preço, validade e ao mesmo tempo estamos aprendendo a ser um cidadão melhor para a humanidade”, garantiu.

Para a supervisora Jamira Costa, da U.I.Estado de São Paulo, o PROCON Mirim é uma prática de cidadania que garante às crianças um trabalho de prevenção. “O projeto tem uma importância significativa, por que ele trabalha na prevenção no sentido de ter um consumo consciente desde a infância. Assim, quando essas crianças forem ao supermercado, poderão observar melhor o produto. Foi um ano em que houve um trabalho significativo e consciente em relação às crianças”, disse.

Participaram do Procon Mirim este ano as escolas  C.E. Barbosa de Godóis; C.E. Estado Do Rio Grande do Norte; C.E. Pedro Alvares Cabral; C.E. Estado do Pará; C.E. Drº Clarindo Santiago; U.I. Estado de São Paulo; C.E. Força Aérea Brasileira; C.E. EMB. Araújo Castro

O projeto

O projeto teve início em março de 2015 e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A cada mês, representantes da equipe técnica PROCON e o presidente Duarte Júnior, ministram palestras, de forma dinâmica, abordando temas como alimentação saudável, publicidade infantil e consumo em datas comemorativas, como o dia das mães.

Contatos

contatos


Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA)

 

Telefone:
(98) 3261-5100 / 151

Localização

localização


CNPJ: 23.284.838/0001-50
Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 848,
São Francisco
CEP: 65.076-090
São Luís – MA