◄ Retornar 6/10/2017 1:27 pm

Governo entrega mais três escolas dignas e outras obras nas cidades de Vitorino Freire e Lago da Pedra

lago da pedraMais três unidades do programa Escola Digna serão entregues pelo Governo do Estado. Os contemplados são estudantes dos municípios de Lago da Pedra e Vitorino Freire. O programa vem fazendo a diferença na vida de milhares de estudantes ao substituir escolas de barro e palha por unidade de tijolo, equipadas e adequadas ao aprendizado. O Escola Digna é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem como meta alcançar os municípios maranhenses com novas escolas e oferecer um ensino mais digno.

Os estudantes do povoado Centro Novo, em Vitorino Freire, ganharão um novo prédio escolar que será entregue na solenidade marcada para às 9h. Agora, a Unidade Escolar Professor Mizalves Alves possui duas salas de aula com condições propicias para o aprendizado de 63 alunos. “Essa é mais uma inauguração que nos alegra por saber que o Governo do Estado está mudando para melhor a vida dos estudantes maranhenses, lhes garantindo dignidade e cidadania”, declarou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A agenda na cidade de Vitorino Freire prossegue com a assinatura de ordem de serviço para ações do programa Mais Asfalto, promovido em parceria com as prefeituras para recuperar ruas e avenidas. O programa tem garantido a mobilidade urbana, favorecido a interligação de regiões e estimulado o comércio de bens e serviços nas áreas que recebem as obras. “É uma ação que traz melhorias estruturais, desenvolvimento e qualidade de vida às pessoas”, enfatizou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Durante a agenda em Vitorino Freire, o governador Flávio Dino também lançará o edital para início das obras de recuperação da estrada que vai ligar Vitorino Freire a Paulo Ramos. Os anúncios de obras e ações da gestão estadual na cidade integram a programação de aniversário de 65 anos do município. Durante a comemoração, o governador acompanhará a inauguração da nova sede da Prefeitura, a entrega da Praça Isaac Varão que foi requalificada; e a inauguração do posto de saúde, reformado e equipado.

Região dos Lagos

A população de Lago da Pedra, na Região dos Lagos, também receberá um pacote de ações e obras do Governo do Maranhão. Dentre as obras, a entrega de duas unidades do programa Escola Digna. A Unidade Integrada João Dias Napoleão será entregue às 14h, no Povoado Centro dos Chagas, beneficiando 56 alunos. A outra escola é a Unidade Integrada Adalgisa Oliveira Silva, com duas salas e agregando 42 estudantes, em Centro dos Colados, a partir das 15h. Para cada prédio foram investidos mais de R$ 388 mil.

Na sede do município, o governador Flávio Dino apresenta o cronograma de serviços do programa Mais Asfalto, marcando o início das obras para recuperação das vias urbanas em apoio à prefeitura da cidade. Também será apresentada a estrutura do VIVA para que a população tenha opção de lazer e interação.

Durante a agenda em Lago da Pedra, o governador entregará títulos de terra para 14 famílias da região, concedidos a partir do trabalho do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Na ocasião, haverá o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Pelo PAA, a Prefeitura adquire alimentos da agricultura familiar e da pequena produção e distribui gratuitamente às famílias em vulnerabilidade social.

“Com o PAA, o Governo vem ampliando as oportunidades de comercialização dos produtos da agricultura familiar com o objetivo de gerar renda ao homem do campo e reafirmando o compromisso com os pequenos produtores maranhenses. Um apoio importante para a manutenção e melhoria da qualidade da produção rural familiar. É uma ação de grande alcance social”, destacou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Os produtos adquiridos com o PAA também são doados para entidades da rede socioassistencial como hospitais, creches, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), cozinhas comunitárias e outros.