O PROCON/MA interditou o Circo Mundo Mágico, localizado no estacionamento de um shopping na Estrada de São José de Ribamar, em São Luís, após um grave acidente com uma plataforma elevatória que resultou na morte da idosa Maria Soares Pereira, de 89 anos.
“Para garantir a segurança do público e evitar novos acidentes, o PROCON/MA interditou o circo por 30 dias. Estamos acompanhando o caso de perto e tomando todas as medidas legais para que os responsáveis sejam identificados e punidos, garantindo os direitos e a segurança da população”, declarou a presidente do VIVA/PROCON, Karen Barros.
O acidente aconteceu na última terça-feira (6), quando um dos cabos de aço do elevador interno do circo se rompeu, provocando a queda da idosa e de outra pessoa, cuja identidade não foi divulgada. Maria foi socorrida por equipes de apoio do local e levada a um hospital da capital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada desta quarta-feira (8).
Após o ocorrido, o PROCON/MA, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou uma fiscalização no estabelecimento. No local, os fiscais verificaram que a plataforma elevatória estava isolada para perícia. O circo não apresentou, no momento da vistoria, os documentos que comprovam a aquisição, funcionamento, manutenção e capacidade do equipamento.
Diante da gravidade do caso e da falta de documentação, os responsáveis foram notificados a apresentar todas as informações exigidas, além do laudo técnico da perícia que está sendo realizada. A interdição ocorre até que toda a documentação seja apresentada e que fique comprovado que não há risco para os consumidores.